FINALIDADE

Este blog foi criado para comentar sobre as brincadeiras que dão origem à violência, bullying, cujas vítimas são discriminadas dentro de determinado grupo social. E também como parte da disciplina de webjornalismo do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso.



domingo, 2 de maio de 2010

BULLYING: ORIGEM DE VIOLÊNCIA

O bullying não é um fenômeno novo, mas vem crescendo dia a dia. É tão antigo quanto a própria escola, porém, muitas vezes, ainda é banalizado e visto, especialmente pelos adultos, como uma brincadeira inofensiva. Mas tem mostrado que não é nada disso e que pode acarretar consequências desastrosas para os envolvidos.
Segundo Cléo Fante, bullying é um conjunto de atitudes agressivas, intencionais e repetitivas que ocorrem sem motivação evidente, adotado por um ou mais alunos contra os outro(s), causando dor, angustia e sofrimento.
MÚLTIPLOS ASPECTOS
As famílias têm um papel decisivo no desenvolvimento psiquico das crianças e dos adolescentes. É na família que acontecem as primeiras experiências sociais e são vivenciados valores que influenciarão as futuras relações estabelecidas por estes indivíduos. As crianças passam a reproduzir o modelo educativo familiar com o qual foram criadas. Percebemos que, muitas vezes, o aluno que agride é vitíma de um contexto familiar agressivo, tendo a violência como modelo e referência de relacionamento.
Na maioria das vezes, a situações de bullying trazem como protagonistas crianças e adolescentes do sexo masculino, o que nos remete a uma questão de gênero, tão marcada em nossa história e cultura em que os meninos são definidos como o sexo forte e na qual afirmar a própria virilidade implica o exercício de algum tipo de poder. Esse poder se expressa, muitas vezes, através da força física, da agressão e das conquistas heterossexuais.
Geralmente, os valores passam a ser ditados pelos programas de televisão ou jogos de vídeo-game. Considerando que grande parte deles se pauta na competitividade, no individualism, na violência, na lei do mais forte e do levar vantagem em tudo, pode-se perguntar: quais as oportunidades que a criança tem de internalizar valores como amizade, tolerância, solidariedade, respeito e cooperação?
A competitividade constitui-se numa forte marca da nossa sociedade. Esta prática também é inerente ao contexto escolar e pode, muitas vezes, ser observada na prática pedagógica, no sistema de avaliação e na forma de utilização de seus resultados.
A tentativa de democratizar as relações te desencadeado, nos adultos, uma crise de autoridade, gerando insegurança e busca de limites nos individuos mais jovens. A autoridade exercida com tirania e extrema rigidez ou a ausência de autoridade podem ter consequências semelhantyes, especialmente quando se trata do comportamento bullying. A autoridade exercida e instituída pela competência, produzida na relação do professor com seus alunos e vínculada à admiração que estes sentem por ele, é fundamental na instituição de uma relação saudável e promotora de desenvolvimento e aprendizagem.
Sigrid Izar Becker, (especialista em Psicopedagogia Institucional e Clinica e Gestão Educacional. Coordenadora Pedagógica Geral da Secretaria Municipal de Educação de Igrejinha, RS. in: Jornal Mundo Jovem, abril de 2010).

7 comentários:

  1. é aquela velha historinha ridícula de fazer piada com o próximo, porque, segundo o "engraçadinho", o "ridicularizado" é inferior aos demais. O programa "altas horas" está com um quadro bem legal desse tema. O importânte é as mães ficarem ligadas aos comportamentos dos filhos. e a escola ensinar que esse tipo de brincadeira (violência física e verbal) é um ato de pura ignorância do autor das "piadas".
    Cris, parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Blog Bacana Chris...gostei demais..Siga o meu! Please!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Segundo Cléo Fant o Bullying é um conjunto de atitudes agressivas, intencionais e repetitivas que ocorrem sem motivação, causando dor, angústia e sofrimento. Muitos acham que esta prática é uma brincadeira inofensiva.
    O Bullying traz consequências desastrosas aos envolvidos, geralmente é praticado por crianças e adolescentes do sexo masculino que querem exercer poder sobre outros, e para isso usam a força física.
    As famílias exercem um importante papel na formação dos indivíduos, talvez por não inculcarem valores nos filhos, e usarem agressividade e violência com as crianças, esquecendo que é na família onde ocorrem às primeiras experiências sociais que influenciarão futuras relações estabelecidas pelos indivíduos.
    Em casos extremos alguns levam esse comportamento agressivo para a escola, trabalho e suas relações diárias.

    O Bullying é uma falta de consideração ao próximo. Não devemos causar constrangimento às pessoas, fazendo com que sintam-se inúteis, achando que não merecem viver. Jamais façamos aos outros o que não queremos que nos façam.
    Uma vítima desta agressão não deve se isolar e sim contar a alguém que possa o ajudar, neste caso os pais podem ser os melhores amigos. Desenvolver autoconfiança, não se irritar com comentários e levar na esportiva, podem ser os primeiros passos para dar fim ao pesadelo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://www.youtube.com/watch?v=QHhpvpc13gM&list=UUrbuC5mztgkbC4v_0pKi9Vg

      Estamos lutando contra o bullying. Nos ajude. Assista a esse video.

      Excluir
  5. estou tentando dar conselhos ajude-me no meu canal , eu preciso da cooperação de cada um de vcs pq se nós nos unirmos ficaremos mais fortes
    assistem o meu video que fiz falando sobre minha experiencia de bullying , agradeço a todos.

    https://www.youtube.com/watch?v=wbpzluCkSoQ

    ResponderExcluir
  6. Vou usar algumas parte para meu texto !! Aqui no site mesmo !

    ResponderExcluir